top of page

Missão Cervejeira para a República Tcheca

Uma comitiva de brasileiros viajando durante cinco dias para diferentes regiões da República Tcheca visitando cervejarias, empresas de insumos e equipamentos à convite do Ministério da Agricultura do país!

Missão Cervejeira para a República Tcheca

Entre os dias 19 e 23 de setembro uma comitiva de empresários brasileiros foi convidada pelo Ministério da Agricultura e Consulado Geral da República Tcheca para conhecer o país visitando cervejarias, empresas de insumos e equipamentos. O intuito da Missão Cervejeira para a República Tcheca foi estreitar laços comerciais, fomentar negócios e divulgar a cultura e tradição cervejeira secular do país.


Tive a fortuita oportunidade de ser convidada à participar da Missão Cervejeira como representante da ABRACERVA - Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, que neste ano completa 9 anos de existência. Minha relação com a associação começou logo na sua fundação colaborando com a gestão do então presidente Marcelo Carneiro que deu início ao projeto de inclusão das cervejarias no Simples. Posteriormente em 2020, na gestão do presidente Carlo Lapolli, voltei a contribuir voluntariamente com a associação como coordenadora do Núcleo de Sommelier de Cervejas onde iniciei um projeto de regulamentação, reconhecimento e valorização da profissão. A partir dessa iniciativa a titulação Sommelier de Cervejas passou a fazer parte da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), juntamente com Sommelier de saquê e cachaça. Na atual gestão do presidente Giba Tarantino contribuo com desenvolvimento de projetos e com a comunicação da associação.


A Missão Cervejeira foi divulgada através do site do Consulado Geral e durante a Brasil Brau, um evento profissional da indústria cervejeira brasileira que reúne a cadeia produtiva do setor. Os interessados poderiam se candidatar a vaga através de um formulário de inscrição juntamente uma carta descrevendo os principais interesses em negócios no mercado cervejeiro. Essa é a terceira Missão Cervejeira realizada pelo governo Tcheco e a expectativa é que em 2023 haja uma nova missão.


Na comitiva brasileira participaram representantes das cervejarias Koala San Brew de Minas Gerais, Imigração do Rio Grande do Sul, INBEB do Paraná, Blondine de São Paulo, Hop Bros do Alagoas e AMBEV, consultores cervejeiros e o professor e Youtuber Jamal Awadallak. Nos acompanharam durante a viagem uma representante do Ministério da Agricultura e um representante do Consulado Geral da República Tcheca além de uma guia e tradutora. Pessoas extremamente agradáveis que não mediram esforços para acomodar toda a comitiva e nos presentear com várias informações sobre a cultura local.


Foram cinco dias de atividades por todo o país com um cronograma intenso que iniciava às 9h e finalizava por volta das 22h. Foi uma completa imersão na cultura e tradição cervejeira tcheca com uma oportunidade única de networking internacional. Além de provar muita lager tradicional tcheca experimentamos uma grande quantidade de pratos típicos da culinária local e conhecemos mais sobre a cultura e história do país.




O cronograma

Dia 19/09

O primeiro dia da Missão Cervejeira começou na cidade de Praga no prédio histórico do Ministério da Agricultura que foi construído durante 1928 e 1932. A abertura oficial contou com a presença do Secretário do Ministério da Agricultura, representante do Consulado da República Tcheca do Brasil além de nove representantes de empresas Tchecas para uma rodada de negócios que iniciou logo após a abertura formal do evento.


Visita a cervejaria Pilsner Urquell Republica Tcheca

Na sequência a comitiva partiu para Plzeň para um almoço no restaurante Na Spilce e em seguida para uma visita técnica na cervejaria Pilsner Urquell. Tivemos a incrível oportunidade de visitar áreas especiais que não estão inclusas no tour convencional oferecido pela cervejaria. Conhecemos a sala de brassagem, adega de fermentação e maturação, filtração, envase, a maltaria e terminamos o tour nas famosas caves onde degustamos a Pilsner Urquell não filtrada direto dos barris de madeira. Após a visita o ônibus da comitiva partiu para Žatec onde nos hospedamos e finalizamos o dia com um jantar no restaurante U Medvěda.



Dia 20/09

Žatec é uma cidade cuja tradição de cultivo de lúpulo remonta à Idade Média e há uma enorme quantidade de edifícios históricos associados ao processamento e comércio de lúpulo na região. Nosso segundo dia foi dedicado ao lúpulo e às 9:30h já estávamos degustando cervejas à convite empresa Arix, que cultiva lúpulo na região. A degustação aconteceu no museu Mederhaus, uma das casas mais antigas de Žatec e cujo nome é uma homenagem aos últimos proprietários da residência. A Arix foi uma das empresas que colaboram na restauração da casa que também era usada no passado para secagem de lúpulo. Depois da visita e da degustação fomos conhecer o galpão de estocagem da empresa.


Visita a uma cooperativa de lúpulo Bohemia Hops  na República Tcheca

A segunda visita do dia foi na Bohemia Hops, uma cooperativa de lúpulo que reune 121 produtores tchecos. Na oportunidade da visita foi apresentado informações sobre a colheita de 2022, que foi impactada negativamente pelo clima, além de expectativas de valores da nova safra com a alta de preço de energia e outros insumos ocasionada pela guerra na Ucrânia. Também fizemos testes sensoriais com os lúpulos Saaz, Saaz Late, Sladek, Premiant e Kazbek e visitamos a área de peletização, embalagem e estocagem de lúpulo.


Após o almoço, ainda em Žatec, seguimos para uma terceira empresa produtora de lúpulo, a Top Hop. Lá tivemos uma breve introdução sobre os lúpulos que eles produzem, fizemos testes sensoriais com as variedades Saaz e Saaz Special, visitamos a área de estocagem e peletização, que para nossa alegria estava em funcionamento! Finalizamos com uma degustação comparativa de duas cervejas de mesma base e single hop de Saaz e Saaz Special no laboratório da empresa.


No fim do dia o jantar aconteceu no brewbup U Orloje que fica praticamente no complexo criado em 2009 chamado "Templo do Lúpulo e da Cerveja" que possui um Farol do lúpulo, onde se é possível ter uma vista completa da cidade, um relógio astronômico decorado com lúpulos, e um museu do lúpulo que costumava ser um armazém e planta de processamento. Na sequencia visitamos a microcervejaria Pioneer que iniciou as atividades em 2018 e além de produzir estilos tradicionais tchecos também produz estilos mais modernos como NEIPA (melhores IPAs da viagem!).

Dia 21/09

Na quarta nos deslocando para a região da Moravia, famosa pela produção de malte. A primeira visita foi na maltaria Klusáček que fica na cidade de Kounice cujos registros de produção de malte e cerveja datam do ano de 1590. A maltaria produz 2.100-2.300 toneladas de malte utilizando o tradicional processo Floor Malting. Fomos recebidos pelo proprietário e alguns colaboradores para uma breve visita para conhecer as instalações da maltaria.


Visita a cervejaria Ferdinand na Republica Tcheca

Logo em seguida partimos para a cidade de Bešeňov para uma visita técnica na cervejaria Ferdinand que foi oficialmente fundada em 1897 pelo arquiduque Franz Ferdinand. A visita iniciou na maltaria que produz através da tradicional técnica de floor malting. Também visitamos a sala de brassagem, sala de fermentação com tanques abertos e a sala de maturação com tanques horizontais.


A ultima visita do dia foi à empresa Hutira Vision que produz soluções para tratamento de água através de unidades móveis que atendem os mais variados tamanhos de empresas.


Dia 22/9

O quarto dia da Missão começou com deslocamento para a cidade de Záhlinice para uma visita técnica na maltaria e cervejaria Raven. Iniciamos com uma apresentação da empresa pelo simpático mestre malteiro, que explicou com detalhes o processo de malteação, além da historia da região e da maltaria. Na sequencia fomos visitar toda a maltaria, que claro… faz o tradicional processo de floor malting. Além de malte Pilsen eles também produzem alguns outros maltes especiais e tivemos a oportunidade de degustar algumas cervejas e refrigerantes produzidos por eles durante a visita. O cervejeiro da cervejaria Koala San Brew, de Minas Gerais, comentou conosco que importa os maltes da Raven, conhecidos mundialmente pela sua qualidade, para produção de suas cervejas de inspiração tcheca.


Na parte da tarde fomos para Brno, a segunda maior cidade da República Tcheca, para visitar o brewpub Harry que foi inagurado em dezembro de 2021, em uma antiga estação de correios, e tem capacidade produtiva de 1500 hectolitros anuais (150.000 litros). Fomos recebidos pelo mestre cervejeiro, que é também um dos investidores da cervejaria, para uma visita técnica e com bastante informações sobre custos de equipamentos. O brewpub além de produzir lagers tradicionais Tchecas também produz cervejas mais modernas e com foco em lupulagem americana.


Dia 23/09

O último dia da Missão foi dedicado a equipamentos cervejeiros. A primeira visita do dia foi à empresa Bucher Denwel, sediada em Havlíčkův Brod, que é especializada em soluções de cold block para empresas de bebidas.


Em seguida fomos para a cervejaria Rebel, também sediada em Havlíčkův Brod, para conhecer a área de envase, feita em parceria com a empresa Cheops. O almoço foi no restaurante da cervejaria e na sequência fomos para a cidade de Chotěboř visitar a Cheops, especializada em soluções de envase. A fábrica foi apresentada pelo engenheiro Tomas Kopecky, que fala muito bem português e, nos apresentou os equipamentos desenvolvidos por eles com destaque para linha semi automática e linha automática de limpeza e enchimento de barris. A Cheops possui uma filial na cidade de São Paulo.


Depois das visitas do dia voltamos à Praga e nos reunimos no restaurante V Kolkovně, para o ultimo jantar da Missão Cervejeira. Depois do jantar saímos para caminhar no centro histórico e para mim o real encerramento foi ouvir as baladas de um dos relógios medievais mais famoso do mundo: o Relógio Astronômico de Praga!


Visitar a República Tcheca, um país que representa uma enorme importância na cultura cervejeira mundial, participando de uma missão comercial com outros atores do mercado cervejeiro brasileiro foi definitivamente uma oportunidade singular que ficará para sempre em minha memória. Foi um evento que nos deu a oportunidade de respirar história, saborear conhecimento e brindar à tradição, inovação e cultura do país.


Gostaria de agradecer ao presidente da ABRACERVA pelo convite para representar a associação, ao Ministério da Agricultura e ao Consulado Geral da República Tcheca pela promoção e realização ímpar da Missão Cervejeira e a todos os outros participantes que fizeram essa semana ser memorável.


Todos os vídeos da Missão Cervejeira podem ser encontrados no Instagram da ABRACERVA e no meu Instagram através da hashtag #missaocervejeiraRepublicaTcheca e caso você precise de algum email dos representantes comerciais das empresas citadas é só solicitar via formulário de contato.



🇨🇿❤️🍺



Todas as informações mencionadas foram passadas durante a viagem ou se encontram nos links ao longo do texto.



154 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page