top of page

Roteiro cervejeiro Bruxelas (atualizado)


Como é bom estar de volta nessa cidade linda! Já havia escrito um texto com dicas de viagem e você pode ler através deste link. Neste post colocarei os lugares que mais gosto dentro da área central da cidade, algumas novas reviews e outras dicas atualizadas.

Lugares cervejeiros “must go” (dentro da área central)

Cantillon (cervejaria)

Não tem como ir à capital belga e não visitar a icônica gueuzerie Cantillon. Em janeiro costuma estar bem vazio comparado a outros meses. No taproom tem opções de cervejas em taças e também em garrafas (sempre de 750ml) com diferentes vintages e geralmente mais diíficeis de encontrar. As garrafas são apenas para beber no local. Caso esteja viajando sozinho não tenha vergonha de se apresentar a outros viajantes e perguntar se eles tem interesse em dividir garrafas. É uma boa tática para provar mais rótulos. Os rótulos disponíveis na lojinha costumam ser a Gueuze, Kriek e a Rosé Gambrinus (feita com framboesas) de lote mais recente. Caso tenha disponível outros rótulos não hesite em comprar, geralmente é muito difícil encontrar outras além dessas citadas.

📍Rue Gheude 56 1070 Anderlecht, Brussels, Belgium


Fica bem pertinho da Cantillon (apenas 160 metros) e tem uma proposta jovem e cervejas mais sessionables do que as belgas tradicionais. O horário que o taproom fica aberto é bem limitado, apenas sexta e sábado de 14 às 20h, mas vale a visita. As cervejas são deliciosas e tem disponível régua de degustação.

📍Rue Lambert Crickx 26, 1070 Anderlecht, 1070 Brussel, Belgium


L'Ermitage

Nüetnigeough (restaurante)

Restaurante bem pequeno com uma excelente carta de cervejas belgas com foco em cervejarias menores. Aqui você não irá encontrar rótulos de grandes cervejarias. São quase 200 opções em garrafas e 4 em chope, onde 2 costumam ser rotativos. Os preços das cervejas variam de $2.6 a $45. Os pratos principais são bem fartos e acompanham saladas e são geralmente preparados com cerveja e com preços a partir de $17. Funcionam todos os dias da semana e para almoço apenas nos sábados e domingos. Recomendo ir perto do horário de abertura pois o restaurante está sempre lotado.

📍Rue du Lombard 25, 1000 Brussels, Belgium

Restobière (restaurante)

Com decoração bem pitoresca e foco em pratos preparados com cerveja. As entradas são a partir de $7 e pratos principais de $12 a $26. Verifique a disponibilidade de menu executivo. Quando fui custava R$14 com entrada e sobremesa e todos os pratos eram bem fartos. A carta de cerveja conta com mais de 50 rótulos belgas. Está proximo a Place de Jeu de Balle onde tem uma feira bem legal com quinquilharias de todos os tipos. Sempre vou na feira primeiro e paro para almoçar aqui. O restaurante funciona de quarta à domingo.

📍Rue des Renards, Brussels, Belgium

Tem duas localidades e o mais jovem fica dentro da região central. O foco é chope de cervejarias menores com mais de 40 opções disponíveis. Seguramente seria o bar que mais frequentaria se morasse por lá! O atendimento é excelente e falam inglês perfeitamente. Os preços da cerveja são a partir de $2.50. O menu de comidas é mais enxuto com opções de $3 a $16. Funciona todos os dias de 11 à 01h da manhã e sexta e sábado até 2h.

📍Place Fontainas 8, 1000 Brussels, Belgium​

Malt Attacks (empório)

Este empório está ligeiramente fora da área central mas vale super a visita para comprar garrafas de cervejarias locais que você não vai encontrar em outros empórios da cidade, além de outras hypes de fora da Bélgica. Foi o único local que vi venda de growlers. Fica a 750m do Restobière e abre de terça a sábado.

📍Avenue Jean Volders 18 1060 Saint-Gilles Brussels, Belgium ​

De Biertempel (empório)

Escutei de alguns amigos que moram na cidade que o local era um “tourist trap” (armadilha para turista) devido aos preços serem mais salgados. O empório está ao lado da Grand Place e possui mais de 1500 rótulos e uma infinidade de copos e outros souvenirs cervejeiros. Desesperado para comprar uma Westvleteren 12? Lá você encontra a €14. As Cantillons costumam ser 3 vezes o preço do praticado na cervejaria. Vale a pena para comprar souvenirs e garrafas que você não vai encontrar no supermercado.

📍56, Grasmarkt Straat, 1000 Brussel, Belgium


Outros locais visitados

The Sister Brussels Cafe

Um restaurante interessante para quem quer conhecer rótulos belgas orgânicos, a especialidade da casa. Possui boas opções vegetarianas e veganas.

📍Rue Chair et Pain 3, 1000 Bruxelles, Belgium

Perto da estação de metrô X o bar é bem grande. Legal para matar tempo pois ttem alguns jogos disponíveis. Preço à lá BrewDog (levemente salgado) e atendimento poderia ser melhor.

📍20, Putterie, 1000 Bruxelles, Belgium​

Belgian Brewers Museum

Realmente indico não ir. Me disseram isso mas fui teimosa e confirmei... não vale a pena. Consiste em duas salas, uma cheia de coisas antigas legais (entrada gratuita) e a segunda sala tem apenas uma parte de um tanque de fermentação de uma grande cervejaria e um vídeo sobre cerveja... e só.

📍Grand Place 10, 1000 Bruxelles, Belgium

Café/Brasserie du Lombard

Sempre vi em indicações e resolvi parar para uma cerveja dessa vez. É um bar com decoração super colorida e divertida. No menu de cervejas não tem nada diferente, exótico. Aqui você vai encontrar as cervejas belgas mais comuns. Aceitam apenas dinheiro.

📍Rue du Lombard 1, 1000 Bruxelles, Belgium

Outras dicas…

Hospedagem e Transporte

Se estiver buscando airbnb e for ficar menos dias vale a pena pagar um pouco mais para ficar na área central. Para temporadas maiores outros locais costumam ser mais baratos e mais modernos. Caso estiver com muitas malas pergunte se tem elevador no local ou prefira pisos mais térreos. Fiquei em um local próximo a Cantillon com uma escada enorme no último andar e com malas não seria uma boa opção.

Caso for ficar mais dias e ir a locais fora da região central o melhor é comprar o cartão de transporte pois a integração sai mais barata. Na primeira vez fiquei em St. Gilles e sempre usava o metrô. No mais tudo na região central é facilmente feito á pé.

Rolês não cervejeiros

Para quem curte um brechó este tem marcas mais "haute couture". Vale o garimpo. Para amantes de brechos tenho uma listinha de outros 12 lugares na cidade, caso queira só pedir por mensagem.

📍Rue des Chartreux 25, 1000 Bruxelles, Belgium

Sabe aquelas lojas cheias de cartões postais engraçados e outras bobeiras divertidas? É essa loja aqui.

📍Place de la Vieille Halle aux Blés 30, 1000 Bruxelles, Belgium


Lugares que ainda não fui

Bares/Restaurantes

- Moeder Lambic Original (Rue de Savoie 68, 1060 Saint-Gilles, Belgium)

- Le Bistro Porte de Hal (Boulevard de Waterloo 138, 1000 Brussels, Belgium)

- The beer factory (Place du Luxembourg, 1050 Ixelles, Bélgica)

- Bier Circus (Rue de l'Enseignement 57, 1000 Brussels, Belgium)

- The Purple Rose Resto-Bar (Rue marché aux herbes 97, 1000 Brussels, Belgium)

- Greenwich Café Bruxelles (dica de amigos locais para restaurante para culinaria belga)

- Bij den Boder (dica de amigos locais para restaurante para culinaria belga)

Cervejarias

- Brasserie No Science (Rue Dieudonné Lefèvre 37, 1020 Brussels, Belgium)

- Brussels Beer Project (Antoine Dansaertstraat 188, 1000 Brussels, Belgium)

Outros

Schaerbeek Museum of Belgian Beer (1030 Schaerbeek, Belgium)

Siga a #dicaspricolaresbruxelas e #dicaspricolaresbelgica no Instagram para mais dicas e informações sobre as minhas andanças na Bélgica!

Até a próxima e boa viagem!

1.373 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page