Para você que está acompanhando os textos, depois de um certo planejamento chegamos na Holanda! A minha lista não era assim tão pequena… mas acabei visitando poucos lugares :/
Onde fui:
Comecei com um bar qualquer. Não me lembro nem o nome. Sentei, almocei e tomei uma Heineken (3 na verdade). Só porque senti que devia beber local, mesmo que grande. Os lugares que mais gostei:
Cafe Gollem - o primeiro bar mais craft que fui em Amsterdam. Várias opções de cervejas queridinhas por BGs. Tomei a Oyster Sout de uma microcervejaria da Antuérpia e fiz meu badge Extraordinary no Undappt. Um "prêmio" pelas 1000 cervejas diferentes degustadas! Para nós da comunidade punhetagem cervejeira isso é um momento importante de ascensão social. Venci na vida (hahaha)! Sobre o bar: coloque na sua lista se for dar um rolé por Amsterdam. Vale a visita e está relativamente perto dos museus e do Heineken Experience.
Endereço: Daniël Stalpertstraat 74, 1072 XK Amsterdam
Brouwerij T’ij - confesso que foi o último bar do primeiro dia depois de 17 horas entre aeroportos e vôos… então não me pergunte as notas sensoriais de todas as cervejas. O bar estava beeem cheio, tomei alguns chopes (você tem que ir lá e pedir, não tinha serviço na mesa) e parti para o sono de beleza!
Endereço: Funenkade 7, 1018 AL Amsterdam
Endereço: Overtocht 43, 2411 BT Bodegraven
Feiras de rua
Eu sou fascinada em feirinhas de rua. E todas as que fui serviram bem o propósito de comilança e experimentar tudo que era esquisito. Geralmente eu acabava esbarrando em uma pela Holanda mas em Amsterdam a Albert Cuypmarkt encantou. Fica de segunda à sábado de 09:00 às 17:00. Perfeito pra curar a ressaquinha com um suco esquisito.
Endereço: Albert Cuypstraat, 1073 BD Amsterdam
Importante!
Não deixe de provar Haring/Herring/Arenque. Se você é do tipo que tem várias restrições alimentares talvez não irá gostar. Se você é como eu que curte sair experimentando... se joga! É uma delícia! É algo como um peixe que parece estar cru. Não está… digamos que está levemente curado no sal. Tem uma textura super oleosa e macia. O jeito mais “true craft and local” de comer é segurar peixe pelo rabo, levantar e dar aquela mordida. Só de pensar já salivo!!
Leia esse texto para saber onde encontrar essa iguaria em Amsterdam.
Traslado
Fui em poucos lugares em Amsterdam então acabei fazendo tudo a pé. Para a De Molen fui de carro.
Os lugares que ficaram para uma próxima visita:
National Beer Museum de Boom - http://www.biermuseum.nl
Oedipus Brewing - http://oedipus.com/
The brewery Prael - http://www.deprael.nl/
Sexmuseum - www.sexmuseumamsterdam.nl
Micropia - http://www.micropia.nl/
Distilleerderij 't Nieuwe Diep - www.nwediep.nl
Museu Van Gogh - http://www.vangoghmuseum.nl/
House of Bols, the Cocktail & Genever Experience - http://www.bols.com/experience
Rijksmuseum - http://www.rijksmuseum.nl/
Heineken Experience - www.heineken.com
Café Berkhout - http://www.cafeberkhout.nl/
Jopenkerk Haarlem - http://www.jopenkerk.nl/haarlem
Markthal - https://markthalrotterdam.nl
LaTrappe - www.latrappetrappist.com
Brouwerij het Veem - www.brouwerijhetveem.nl
Van Moll - www.vanmolleindhoven.nl
Stadsbrouwerij Eindhoven - cafe100watt.nl
Na real… eu acho que ainda tem muita coisa pra adicionar nessa lista. Sugestões são sempre bem vindas!