top of page

Craft Brewers Conference 2018



O Craft Beer Conference, ou CBC é um evento anual dedicado exclusivamente ao mercado de cerveja artesanal e está no seu trigésimo quinto ano. Este ano a conferência foi realizada na cidade de Nashville, no Tennessee e teve um público de 15.000 pessoas, sendo 17% desse público de outros países. O

Durante a conferência foram realizados 79 seminários em temas como: operação de cervejarias, gestão e marketing para brewpub, desenvolvimento de exportação, assuntos governamentais, liderança, gestão e marketing de embalagens, qualidade, segurança, vendas, start-ups, sustentabilidade e tecnologia cervejeira. As palestras começam bem cedo e é impossível de ir a todas, já que algumas acontecem simultaneamente.

Junto ao CBC é também realizado o BrewExpo America, feira também dedicada aos pequenos produtores e este ano com total de 726 expositores dividindo 356.000 metros quadrados de feira!


BrewExpo America

Photo © Brewers Association

A cada ano os produtores locais da cidade/estado onde é realizada a feira é convidada a fazer uma cerveja para ser compartilhada com aqueles que atendem ao evento. Esse ano a associação local de Nashville produziu a Mocking Bird, uma Maibock para homenagear a história cervejeira da cidade que data dos anos de 1800.

O evento não é aberto ao público geral e para participar é preciso se inscrever para somente as palestras, somente a feira ou o evento completo. O menor valor para participação de todo o evento é de USD 850! Sim, é um preço levemente salgado para nós que estamos vivenciando um dólar em alta mas as cervejarias que participam do Brewers Association tem desconto na inscrição. O desconto é dado de acordo com o tamanho da cervejaria e o menor valor é de USD 350. O BA possui várias categorias de afiliação e para cervejarias pequenas o valor anual inicial é de USD 195. Confira aqui mais informações sobre como se afiliar e os benefícios.

Independente do valor vale a pena se planejar. O CBC é um excelente evento tanto do ponto de vista educacional quanto para fazer negócios, network e conhecer melhor trends do mercado. O próximo CBC já tem data e cidade, será nos dias 8 a 11 de abril de 2019 na cidade de Denver no Colorado.

Este foi o meu primeiro ano no CBC e planejamento ao que parece nunca é demais! Além de conhecer representantes das melhores empresas do ramo cervejeiro é possível encontrar todos os membros do BA na feira e pessoas dispostas a trocar idéia sobre os mais variados temas do universo cervejeiro. Além das palestras acontecem encontros informais com temas definidos. É definitivamente um excelente evento para networking e aprendizado.

Aconselho aos marinheiros de primeira viagem que querem participar da próxima edição a dar uma olhada completa no cronograma do evento antes mesmo de sair do Brasil. Esse ano foi feito um app onde era possível salvar na agenda as palestras do seu interesse bem como buscar empresas por temas ou produtos. O app foi indispensável para extrair o máximo do evento.

Também acho interessante ir uns dias antes ou ficar uns dias depois para conhecer melhor a cidade que acolhe o evento. Infelizmente fui com os dias contatos e acabei não turistando em Nashville. Além do cronograma oficial é interessante buscar outros eventos que estejam acontecendo na cidade através de cervejarias e brewpubs locais. E não se esqueça de levar algumas cervejas da sua cidade, sempre é uma boa oportunidade de trocar, presentear ou se infiltrar em bottle shares com algo da sua terrinha.

World Beer Cup


Photo © Brewers Association

Esse ano o World Beer Cup, a maior competição de cervejas do mundo, realizada a cada dois anos encerrou o CBC com total de 8.234 cervejas julgadas por 295 juízes de 33 países diferentes. Foram 2.515 cervejarias participantes (cada um pode mandar o máximo de 4 amostras). Desse total 807 eram cervejarias não americanas. Foram um total de 302 medalhas em 101 categorias. Apenas a medalha de ouro para a cadegoria Pilsener não foi dada.

De acordo com os dados informados pelo Brewers Association foram enviadas 290 amostras brasileiras e 4 medalhas foram dadas para cervejarias independentes:

  • medalha de OURO para a Cervejaria Tupiniquim com a cerveja Tupiniquim Pecan Imperial Stout, inscrita na categoria Field Beer

  • medalha de PRATA para a Cervejaria Lohn com a cerveja Carvoeira, inscrita na categoria Herb and Spiced Beer;

  • medalha de BRONZE para a Cervejaria Leuven com a cerveja Leuven Irish Red Ale, inscrita na categoria Irish-Style Red Ale

  • medalha de BRONZe para a Brasserie 35 com a cerveja ZOZ#3 Golden, inscrita na categoria Other Strong Beer;

A categoria mais concorrida do evento foi a American IPA com 377 inscrições, seguida da categoria Imperial IPA com 196 inscrições e Wood and Barrel Aged Strong Beer também com 196 inscrições.

É isso, nos vemos em Denver em 2019!

187 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page