top of page

Nasce mais uma mineira: Verace!



O que não falta nas terras das Minas Gerais são boas cervejas e para nossa alegria mais uma marca inaugura por aqui. A Verace cujo nome é uma junção entre as palavras em latim Vera Cervisiam (algo como a verdadeira cerveja) inaugura nesse mês no Jardim Canadá, uma espécie de condomínio cervejeiro que fica na cidade de Nova Lima.

Fui conhecer a nova cervejaria e durante o tour na fábrica a palavra que eu escutei repetidas vezes foram: qualidade e baixa variabilidade. Escutei tantas vezes que ficou ecoando na minha cabeça como se fossem palavras novas. Era sempre: paixão e amor e de repente era qualidade e baixa variabilidade. Você aí que está se perguntando que raios seria baixa variabilidade eu te respondo. Seria você comprar uma cerveja e ela ser muito boa (ou ruim) e na outra vez que você comprar e beber essa cerveja ela vai ser a mesma coisa. Ela não vai estar mais aromática ou mais amarga ou “esquisita” ela vai estar sempre igual, do jeitinho que ela se propôs ser. Sem surpresas, sem decepções… baixa variabilidade! Pode até parecer matematicamente chato mas chato mesmo é tomar cerveja que tem altas e baixas. É como lidar com alguém com múltiplas personalidades… complicado.

Qualidade e baixa variabilidade está entre os valores da cervejaria e durante o tour cada pedacinho da fábrica foi esmiuçado e ora eu prestava atenção nos detalhes técnicos, ora no entusiamo com que os sócios se referiam aos equipamentos e à fabrica em geral. E a sociedade parece que foi construída no céu. Os três sócios, executivos egressos da indústria de cimento, Túlio (mestre cervejeiro), Eduardo (diretor comercial) e Alessandro (diretor financeiro e tributário) e suas respectivas esposas Rosana (marketing), Valéria (nutricionista responsável pelo restaurante) e Ivana (financeiro) compõe um time bem distribuído para tocar a fábrica e restaurante, previsto para inaugurar ainda esse ano.

Além da produção das cervejas da própria marca, a Verace será uma maternidade cervejeira para algumas marcas ciganas - produtores sem fábrica própria. O time de ciganos iniciais já conta com marcas queridinhas do mercado mineiro como a Experimento Beer.

Toda a cervejaria tem equipamentos de um único fabricante - JAPA - que está sediado no Rio Grande do Sul e foram desenvolvidos juntamente com os sócios da cervejaria. De detalhes específicos da tina de fervura aos tanques fermentadores, tudo foi revisado e modificado para garantir maior eficiência e qualidade.

A cervejaria já começa as suas operações com uma envasadora com capacidade para 3000 garrafas por hora (330ml). Para o mercado cervejeiro artesanal isso equivale a um cidadão de classe média ter uma Ferrari. Apenas algumas microcervejarias no nosso estado tem envasadora, pasteurizadora e rotuladora em uma só linha (o custo de uma envasadora - boa - costuma ser 50% do custo da fábrica). Uma envasadora de qualidade consegue reduzir a quantidade de oxigênio na garrafa, o que quer dizer que a sua amada cerveja não vai oxidar tão rápido. Eles também fizeram uma ressalva nesse equipamento, que foi equipado com duplo sistema de evacuação a vácuo e lavagem com CO2 que diminui para uma margem de 0.00% oxigênio dissolvido por garrafa.


A fábrica já está pronta e as obras do Pub, loja de Souvenirs e Biergarten tem previsão de finalização ainda esse ano. Os lançamentos em garrafas, para este ano são: Weizen, ESB - Extra Special Bitter , American IPA, American Premium Lager, American Brown Ale e a que eu particularmente ando mais ansiosa para provar: uma German Pils, cuja receita foi elaborado juntamente com o mestre cervejeiro e sócio do Instituto da Cerveja, Alfredo Ferreira e promete ser uma Pilsen bem tradicional - leia-se tradicional alemã, com 38 IBUs!

Para todos outros curiosos e ansiosos para degustar a mais nova marca mineira - AMANHÃ a fábrica abre as portas para um open house com seis diferentes chopes: Premium Lager, Weizen, ESB, American Brown Ale e as experimentais Saison com acerola e limão capeta e uma IPA com butiá.

Bem vinda Verace e vida longa a nossa comunidade cervejeira mineira!

Cervejaria Verace

Avenida Canadá, 212 - Jardim Canadá, Nova Lima

204 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page