Participantes do II Desafio de Harmonizaçao
- Priscilla Colares

- 21 de ago. de 2025
- 2 min de leitura
Você anda repensando seu consumo de bebidas alcoólicas? Certamente já foi impactado por novas discussões sobre níveis seguros de consumo de álcool, sem falar na onda wellness que tomou ainda mais força após a pandemia. E isso levanta a questão: faria ainda mais sentido dar importância aos rituais e embeber de encanto os momentos em que decidimos beber álcool? Eu acredito que sim.
No universo das cervejas especiais, ritualizar é quase natural. São tantos aromas, texturas e sensações que a experiência quase sempre se estende à escolha da taça, ao rótulo e à comida que a acompanha. E não é de hoje que sabemos: consumir álcool junto a uma refeição retarda a absorção e ajuda a evitar aquela ressaca no dia seguinte (lembrando que a quantidade é sempre o ponto-chave dessa equação). Nesse espírito, a harmonização se transforma em um convite para tornar os encontros mais especiais, para desacelerar e sentir sabores e conectar. Seja em um jantar romântico ou numa mesa cheia de amigos ou em indulgências individuais, a harmonização pode ampliar a sensação de hospitalidade, cuidado com quem se senta a mesa com vc e trazer experiencias memoráveis. E assim vamos tambem criando uma biblioteca de sugestões gastronômicas construída por uma comunidade aberta a provar e compartilhar descobertas gastronômicas.
Assim como as Saisons, que protagonizaram o I Desafio de Harmonização, as cervejas do tipo Dubbel e Quadrupel também são coringas incríveis para regar bons encontros. Suas notas maltadas, aquecidas e as camadas frutadas vindas da fermentação trazem charme e elevam a experiência gastronômica de muitos pratos. Essas cervejas têm potência alcoólica elevada, mas ainda variam entre metade e três quartos do teor alcoólico de uma garrafa de vinho, um detalhe interessante quando pensamos nessa reflexão sobre consumo. Afinal, reduzir não significa necessariamente beber menos quantidade/volume, mas pode também ser a escolha por rótulos com menos álcool. Leia aqui mais sobre esses estilos de cerveja e dicas para criar a sua harmonização.
Deixo aqui meu agradecimento a todos os participantes deste segundo desafio. A construção dessa biblioteca, rica em ilustrações visuais e textuais, só é possível com a criatividade e generosidade de cada um que compartilha suas experiências. Também agradeço à Halve Maan, cervejaria belga que importa diretamente para o Brasil há 12 anos, pelo apoio com o voucher de R$ 500 para o vencedor desta edição. E claro, aos juízes desta edição, que contribuíram para mais isonomia: Bia Amorim, Diego, Juca, Jayro Pinto Neto e Marcel.
O resultado será anunciado no domingo, dia 24 de agosto, as 11:30am, em uma live no meu Instagram.
Confira abaixo todas as participações desse segundo desafio e até domingo!































Comentários