top of page

Backer LayBack D2!

Minha atual lager dryhopada preferida: Backer LayBack D2!





Todo sábado depois do tour na fábrica que eu conduzo na Cervejaria Backer eu tomo uma D2! Tá virando tradição! E toda vez que posto foto dela sempre tem um monte de perguntas… então vamos lá!


O rótulo foi criado pela LayBack e o nome da cerveja é uma homenagem ao cantor Marcelo D2. A Backer criou a receita e está agora produzindo e distribuindo além dela outras duas cervejas assinadas pela galera da LayBack, uma Session IPA e uma APA.


Não, não tem maconha/cannabis ou cânhamo na cerveja por motivos óbvios de legalização no Braseu MAS, todo bom entendedor cervejeiro sabe que o Lúpulo e a Cannabis são plantinhas primas!


Na biologia estão ambas na classificação de plantas da família Cannabinaceae, que são plantas com flor da ordem Rosales. Ambas apresentam morfologia similar tanto no padrão de distribuição das folhas no caule quanto a nervura das folhas. As flores também são semelhantes. São unissexuais e dióicas que é quando a planta tem a estrutura reprodutiva separada. Ou seja, tem flor masculina e flor feminina. Em ambas as plantas apenas a flor feminina é utilizada, a função da planta masculina é quase que exclusivamente para reprodução e não possuem, digamos… o interessante do rolê.


Calma que não acabou… ambas estão cheias de terpenos que a grosso modo são compostos de aroma naturalmente produzidos pelas plantas ou como mais geralmente nos referimos os óleos essenciais! Tanto o lúpulo quanto a Cannabis tem uma série de terpenos em comum como o limoneno (frutas cítricas), mirceno (terroso) dentre outros. O lúpulo tem terpenóides (compostos derivados dos terpenos) como a Humulona que é um dos principais compostos que confere o amargor e a Cannabis tem terpenóides como o THC ou tetrahydrocannabinols que são compostos psicoativos. O mercado de lúpulo está sempre desenvolvendo novas variedades que trazem as mais diversas características aromáticas e o mercado legal de cannabis seguramente caminha para o mesmo lado.


E por falar em mercado ambas as plantas tem grande importância econômica! O lúpulo é um dos quatro principais insumos da cerveja. São 62 mil hectares plantados no mundo com Estados Unidos, Alemanha e República Tcheca os maiores produtores (infos da usahops.org) e apesar de eu não ter encontrado nenhuma estimativa de valores não tenho dúvida que é um mercado que movimenta bilhões.


E a Cannabis?! Bom... se tem uma coisa nova ela se chama mercado legal de Cannabis, pq a planta em si é milenar. E esse mercado legal movimentou em 2018 $2.2 bilhões e tem expectativa de chegar a $32bilhões em 2022 e a projeção feita para o mercado de bebidas feitas com Cannabis também para 2022 é de $1bi! Esses dados foram apresentados numa palestra na Craft Brewers Conference que fui em Denver esse ano. Resumindo… alguém tem dúvida da pujança econômica dessas plantinhas?


Voltando para a D2… é uma American Lager não filtrada com um aroma suavemente DANK (uma gíria para dizer que a cerveja tem aroma de Cannabis) mas que também pode ser identificado como cítrico (limão) e herbal (manjericão). É uma cerveja com amargor baixo, é bem levinha e refrescante, digamos que uma prima mais atrevida da Belorizontina.


E ela tem sido a resposta à procura da batida perfeita do sábadão de sol! Solta o som!


"Quem tá junto tá junto"

E eu tô junto

E junto carrego o meu orgulho

Suburbano convicto

Sei meu lugar no mundo

Há coisas que o dinheiro não paga

Cê sabe como é

Tipo eu e minha D2 só num rolé!!!!"


:P


Pra quem tiver mais curiosidade sobre a químicas das duas da um liga nesse artigo https://www.popsci.com/science/article/2012-11/beersci-marijuana-related-hops/

1.278 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page