top of page

Sommelier de leite


Que tal um Sommelier especializado em... leite?


Sommelier de Leite?! Pois sim… existe, é holandês e se chama Bart de Groot! Eu já até imagino todas as piadas que ele deve ouvir, afinal muitos estão inclinados a ver Sommelier como sendo apenas um profissional da industria do vinho. E esse debate é interessante, se liga nesse recorde do texto titulado “Nos atingimos o pico de Sommeliers?”:


“Com todos esses sommeliers soltos por aí, estamos ficando perigosamente perto do território artesanal: todo mundo começa a usar a palavra, ela perde qualquer significado real que ainda existe, e antes que você perceba que as redes de fast-food já estão usando em seus anúncios. Nós provavelmente temos mais seis meses antes que a Pizza Hut lance uma campanha construída em torno da ideia de um sommelier de molho. Por favor, não deixe isso acontecer. Sommelier está ok do jeito que está, mas se não agirmos agora, podemos perder para sempre. E se o fizermos, como o Sommelier de molho apimentado deveriam se chamar?”

Todo esse toró de palpites foi motivado

por esse leite que encontrei aqui na Holanda no supermercado Albert Heijn. A iniciativa chama Elke Melk e é possível comprar leite que veio de apenas uma única vaca (algo como um single barrel 😬✌🏻). E essas vaquinhas tem nomes que inclusive estão no rótulo (tem um estudo que diz que chamar vacas por nomes aumenta a produção de leite)! Vc pode entrar no site pra ver a foto da Gerda 59 ou da Sneek 527 e depois tomar o leite e ver qual a diferença entre eles!


E se tem alguém que gosta de um rolê diferente / exótico / “esquisito” … essa pessoa sou eu! Fiz um teste cego pra ver se conseguia diferenciar o conteúdo de gordura e dulçor de cada um. Tentei fazer uma análise de cor mais elaborada mas descobri que não tenho tantas nuances de branco no meu vocabulário. Uma coisa foi certa, todas amostras apresentaram alta turbidez! 😝✌🏻


Gracinhas a parte (rir é um bom remédio), leite é um produto importante na economia e sem leite não tem harmonização de queijos & cervejas né floquinhos! Pra quem curte os fun fact, de acordo com dados da FAO, a Índia é o maior produtor mundial de leite, com 22% da produção global, seguido pelos Estados Unidos da América, China, Paquistão e Brasil. E depois de vaca os leites mais consumidos no planeta são de búfala, cabra, ovelha e camelo! E pra fechar esse post leitoso finalizo com uma fala do Bart: “A principal coisa que faço é contar a história da rica diversidade do leite!” Me parece coisa de Sommelier!


Eaí, vai um leitim ou melhor continuar a fazer amigos da tradicional forma cervejeira?


😗✌🏻

381 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page